Share |

Visita do Deputado do Bloco de Esquerda ao concelho de Lagoa 21/01/2019

Visita do Deputado do Bloco de Esquerda ao concelho de Lagoa 21/01/2019

O Deputado do Bloco de Esquerda eleito pelo círculo do Algarve, João Vasconcelos, visitou nesta segunda-feira o Centro de Saúde de Lagoa e a Santa Casa da Misericórdia de Estômbar. Também foi acompanhado por outros bloquistas pertencentes à Comissão Concelhia local desta força política.

No Centro de Saúde houve uma reunião com o Doutor Paulo Simões, Coordenador da UCSP de Lagoa, e outros seus colegas médicos e enfermeiros.

Assim, foi transmitida a informação de que no universo de 23 589 utentes inscritos, 6 282 utentes não têm médico de família, o que corresponde a 26.63% de utentes sem médico de família no concelho de Lagoa.

Existe uma grande falta de recursos humanos, médicos, enfermeiros, assistentes técnicos e operacionais.

Uma das situações muito grave tem a ver com a Extensão de Saúde do Parchal. A recolha de resíduos dos tratamentos e a higienização fazem-se às segundas e sextas-feiras de manhã, ficando assim um grande intervalo sem estes serviços básicos, proporcionando a degradação dos resíduos e a ocorrência de fortes odores. Isto porque não existe qualquer assistente operacional no local.

A Equipa Comunitária de Suporte de Cuidados Paliativos do ACES do Barlavento com sede no Centro de Saúde de Lagoa, articulada com o Hospital de Portimão, é neste momento constituída apenas por uma enfermeira e dois médicos. Esta equipa tem o objetivo de acompanhar e tratar doentes acamados ao domicílio e neste momento têm 14 utentes no concelho de Lagoa e Portimão. Reivindicam mais pessoal médico e de enfermagem para poderem responder aos doentes ao domicílio, pois estes merecem ser tratados com dignidade para que tenham uma vida com o mínimo de sofrimento até aos seus últimos dias. Queixam-se também da falta de acompanhamento psicológico devido às difíceis situações que se deparam no seu dia a dia, o que lhes provoca um grande desgaste físico e psicológico.

Na Santa Casa da Misericórdia de Estômbar o Deputado e os outros elementos do Bloco de Esquerda foram recebidos pelo Provedor Vitor Santos, onde deu a conhecer as referidas instalações e as suas atividades em prol das pessoas com necessidades da freguesia de Estômbar e Parchal. Em termos financeiros a instituição apresenta uma situação estável, tendo no entanto, de receber subsídios da parte do Município de Lagoa.

No âmbito desta visita, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda irá questionar o governo sobre as dificuldades encontradas, nomeadamente a necessidade de ser providenciado, com urgência, de mais médicos, enfermeiros e assistentes para o Centro de Saúde de Lagoa e suas Extensões, por forma a que o SNS seja melhorado neste concelho e no barlavento algarvio.

A Comissão Coordenadora do Bloco de Esquerda/Lagoa