O que é ser livre? Esta é uma pergunta que se põe principalmente em tempo difíceis em que vemos as nossas liberdades mais básicas em pausa.
Ser livre vai muito mais além do que poder sair, fazer o que se quer ou mesmo dizer tudo o que pensamos.
Ser livre é respeito. Respeito por aquilo que o outro é, respeito por aceitar as diferenças sejam elas de qualquer natureza, sem julgamentos ou opiniões fúteis.
Ser livre é saber controlar com firmeza a linha que separa o nosso pensamento daquilo que a nossa boca verbaliza.
Os tempos que correm são de um enorme desafio às nossas liberdades adquiridas. Atrevo-me a dizer que a palavra liberdade tem vindo a ser banalizada com a evolução dos tempos.
Liberdade pressupõe só por si direitos, contudo liberdade é muito mais do que isso.
Vejo a liberdade como uma molécula. Uma molécula que além de ser composta por respeito e direitos, também tem na sua composição deveres e responsabilidade.
Dever e a responsabilidade de compreender o outro, a sua vivência, a sua história. Dever e responsabilidade de cuidar, de olhar, de proteger, de lutar para que haja equidade de oportunidades.
Temos o dever e a responsabilidade de sermos o rosto de uma sociedade que em vez de se autodestruir com o egocentrismo da sua liberdade, use essa mesma liberdade para abranger, abraçar, incluir, para criar oportunidades e ferramentas para que ninguém se sinta discriminado por não entrar nos ditos padrões de uma sociedade que é de elite, pois não é de todos e todas.
Respondendo à pergunta se somos livres? Não, não somos. Estamos presos naquilo que achamos que são as liberdades de uma sociedade que nos prende diariamente com conceitos pré-concebidos pelos tempos, sem que possamos inconscientemente sermos livres connosco próprios e as nossas vontades interiores.
O mundo de hoje precisa com urgência de viver um novo 25 de abril, onde cada um de nós precisa de olhar para dentro e fazer uma introspetiva daquilo que realmente quer.
E como alguém um dia disse: A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro. Por isso, que o dia de hoje seja um reflexo daqui que queremos viver no amanhã.
Andreia Pais