Dia Mundial do Animal

O Bloco de Esquerda de Lagoa assinalou o dia 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, com duas ações. No início da manhã visitou o Canil Municipal de Lagoa, na companhia da vereadora Dra. Anabela Simão Rocha e do funcionário do estabelecimento, Sr. Ernesto. Pelo Bloco estiveram presentes o coordenador da concelhia, Jorge Ramos, e o deputado Municipal, David Roque, conjuntamente com duas militantes. Ali puderam constatar a existência de um espaço capaz, mas já desadequado às exigências atuais, pelo que a responsável camarária assegurou que iria haver obras de melhoramento, dentro das disponibilidades financeiras. Perante as questões colocadas pelos bloquistas ficou-se a saber que a eutanásia não é utilizada como tratamento sistemático e que se procuram muitas formas de preservar a vida dos animais. Também se colocou a hipótese de construir um espaço para felinos, que não existe atualmente, constituindo uma lacuna evidente.

No resto da manhã, o movimento político aproveitou o “Mercadinho” da rua 25 de Abril, em Lagoa, para distribuir folhetos alusivos ao dia comemorativo, lembrando algumas propostas do movimento político em relação ao direito dos animais: a colocação de chips em cães e gatos; a esterilização de todos os animais entrados no canil, que sejam para adoção; a promoção de campanhas de esterilização de animais errantes e domésticos; a criação de galinhas poedeiras e para carne em regime mais extensivo, etc.

A consciência ecológica do Homem passa também pela capacidade de se relacionar respeitosamente com os outros seres vivos. Os animais não são só companhia, carne e economia… são seres vivos.

AnexoTamanho
canil_4.png1.25 MB