Share |

Saudação ao 25 de Abril

25 de Abril SEMPRE

 

Saudação ao 25 de Abril

25 de Abril Sempre!

 

 

Há 46 anos, no dia 25 de Abril de 1974, o movimento militar desencadeado pelos Capitães de Abril fez ruir a ditadura do Estado Novo. Foi o fim da PIDE, da censura e da guerra colonial. Foram libertados os presos políticos, o Parlamento e o poder local passaram a ser eleitos pela vontade popular. Depois, foi um tempo de lutas para concretizar muitos dos anseios populares: o direito à habitação, à educação, a criação do Serviço Nacional de Saúde, do salário mínimo nacional e das pensões de reforma, pela dignidade de quem trabalha.

 

Hoje estamos a atravessar momentos difíceis, o que nunca nos passaria pela mente. Momentos de confinamento, momentos de uma guerra fria silenciosa e onde desconhecemos o paradeiro do inimigo.

Com isto as nossas vidas irão mudar, até que um dia surja uma vacina ou medicamento que nos ajude a combater o novo coronavírus. Até lá, muitos de nós poderão apresentar algumas dificuldades de sobrevivência. Perdas de emprego e nos salários, logo perdas de qualidade de vida.

 

Momentos realmente difíceis e que nos irão colocar à prova, e teremos de ver o que poderemos fazer para que este novo caminho seja menos turbulento. Temos de ser um por todos e todos por um, ajudarmos o próximo dentro das nossas possibilidades. Somos humanos, seres pensantes capazes de alterar a vida do próximo permitindo uma redução das suas dificuldades. E nas autarquias temos pessoas que permitem minimizar as dificuldades dos munícipes, não fazem mais que a sua obrigação. Foram eleitas pela população para gerirem o seu concelho e para darem uma melhor qualidade vida com as verbas que todos nós descontamos dos nossos rendimentos. É só certamente haver vontade e o querer fazer algo de melhor pelas populações.

 

Este ano comemora-se o 25 de Abril, o Dia da Liberdade, mais recatados, cada um na sua casa, mas comemoramos um dia especial que nos trouxe a democracia, a liberdade de expressão sem ofender qualquer cidadão. Não podemos esquecer a vontade dos nossos militares de irem para as ruas defenderem a liberdade e a democracia. Poderíamos ter melhor? - Claro que sim mas como sabemos, existem uns malabaristas que têm a tendência de menosprezar os direitos adquiridos por muitas lutas da população. E a esses deveremos combater arduamente para que sejam derrotados e vença a vontade da maioria do povo.

 

Viva o 25 de Abril

Viva a Liberdade

 

A Comissão Coordenadora Concelhia Bloco de Esquerda de Lagoa